O que é gestão financeira?
Por Jones Giacomin – Sócio-fundador da Vettor Gestão e Finanças
Solicite um orçamento personalizado
Por Jones Giacomin – Sócio-fundador da Vettor Gestão e Finanças
Muitas vezes, quando falamos em gestão financeira, a primeira ideia que vem à mente é “saber quanto entra e quanto sai”. De fato, controlar entradas e saídas é essencial, mas está longe de ser suficiente para garantir a sobrevivência e o crescimento de um negócio.
O dado é alarmante! Segundo o Sebrae, 1 em cada 4 empresas brasileiras fecha as portas antes de completar 2 anos. Na maioria dos casos, a causa não é a falta de clientes ou de um bom produto, mas a ausência de uma gestão financeira estruturada e estratégica.
Gestão financeira não é burocracia. É estratégia.
Uma gestão bem aplicada vai além da simples conferência de números. É sobre:
Compreender a rentabilidade de cada produto ou serviço, para direcionar esforços ao que realmente gera resultado.
Projetar cenários realistas, antecipando riscos e preparando respostas.
Acompanhar indicadores estratégicos, como margem de contribuição, ticket médio e fluxo de caixa.
Transformar dados em decisões inteligentes, que sustentam o crescimento e evitam armadilhas comuns, como precificação inadequada e falta de liquidez.
Negócios que não desenvolvem esse olhar acabam operando no escuro. É aí que surgem as decisões reativas, baseadas apenas na urgência do momento, muitas vezes comprometendo a continuidade da empresa.
O papel da gestão financeira no futuro do seu negócio
Na Vettor, acreditamos que gestão financeira é clareza. É ela que dá ao empresário a previsibilidade necessária para crescer com segurança, a confiança para investir e a visão para conduzir seu negócio de forma sustentável.
Mais do que números, estamos falando de estratégia. É o que permite transformar complexidade em clareza e incerteza em direção.
E você, já refletiu se a gestão financeira da sua empresa está realmente preparada para sustentar o futuro que você deseja construir?